Mostrando postagens com marcador Comportamento canino. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Comportamento canino. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Os cães tem a capacidade de saber como você está, calmo, alegre, agitado, nervoso, triste...!



Através do seu olfato altamente aguçado eles conseguem perceber diversas alterações físicas, inclusive a variação HORMONAL, tensão MUSCULAR, variação na RESPIRAÇÃO e até o FLUXO SANGUÍNEO e muitas outras coisas....
Portanto, quando estamos nervosos, impacientes, tensos, calmos ou agitados, eles percebem isso e agem de diferentes formas nesses momentos.
Sintetizando, para estar em sintonia positiva com eles, a primeira coisa que a pessoa precisa transmitir é calma, serenidade, tranquilidade!
E lembre-se, é impossível enganar seu cão, ele sabe como você está, reconhece quando você está triste, inclusive, chegando perto e lhe dando CARINHO, com a esperança mais sincera que você melhore, se isso não é AMOR eu não sei o que é! hehehehe 
Tudo isso e muito mais no nosso Curso de Adestramento que vai ocorrer nos dias 7 e 8 de outubro, não perca!!!
Contato pelo fone/whatsapp 51 99519 1998

quarta-feira, 28 de junho de 2017

O uso do castigo físico em cães – veja o que essa pesquisa feita em 2009 descobriu!





O uso do castigo físico em cães – veja o que essa pesquisa feita em 2009 descobriu!

Amigos, hoje o adestramento moderno, baseado no que se sabe sobre o comportamento canino estudado à luz da ciência, é um adestramento positivo e motivacional, não mais punitivo como era outrora, em que a visão do cão, da sociedade e quiçá da ciência era diferente.

Entretanto, muitas pessoas ainda tem presente que o adestramento é punitivo, eu vos digo, o adestramento moderno é positivo e muito motivacional, otimizado por treinos curtos e bem feitos, com foco e vontade do cão, resultando em algo muito mais eficaz e saudável para o físico e mental do cão!

Costumo dizer que, o adestramento acaba sendo uma sessão de terapia para os mesmos.

Ocorre que, no passado e AINDA HOJE percebemos existir o famoso CASTIGO FÍSICO, aqui não estou falando em estimulo positivo ou negativo, estou me referindo exclusivamente ao CASTIGO FÍSICO, este sim, aplicado muitas vezes sem o cão saber o motivo que está sofrendo e configurando-se em si mesmo algo negativo e ineficaz e muitas vezes cruéis!
Uma pesquisa feita em 2009* nos Estados Unidos, em uma CLINICA DE COMPORTAMENTO ANIMAL verificou que uma QUANTIDADE ENORME de tutores usava o método de confronto punitivo, acompanhem-me abaixo:

>>>43% BATIAM NO CÃO ou o chutavam diante de uma conduta indesejada
>>> 39% usavam o “ROLAR DO LOBO ALFA” , isso consiste em colocar o cão de costa no chão e conservá-lo nessa posição, segurando-o pelo pescoço
>>>30% dominavam o cão pressionando para baixo
>>>29% AGARRAVAM O CÃO PELAS BOCHECHAS E SACUDIAM-NO

Interessante que, de acordo com essa mesma pesquisa, todas essas ações violentas geraram RESPOSTAS AGRESSIVAS de pelo menos um quarto dos cães que foram vitimas, o que demonstra que essa TÉCNICA NÃO É SEGURA, também verificou-se que estes castigos NÃO atingiram os objetivos de fazer o cão “melhorar”!

Pergunto ainda, quantos outras coisas cruéis não ocorrem que ninguém ousaria admitir na pesquisa....

Sintetizando, na maioria das vezes o cão apanha sem saber o motivo, o porquê de estar apanhando, e outra, além de ser um ato muitas vezes cruel dependendo do castigo, a eficácia é nula, o cão não aprende, não melhora e ainda gera traumas que poderão ser de difícil resolução.


*Publicado por Meghan Herron, Frances Shofer e Ilana Reisner, do Ryan Hospital da Universidade da Pensilvânia, no artigo intitulado “Survey of the use and outcome of confrontational and non-confrontational training methods in cliente-owned dogs showing undesired behaviours”, Applied Animal Behaviour Scienci, nº 117, 2009, p. 47-54

terça-feira, 27 de junho de 2017

Cães são capazes de amarem seus tutores? (texto amparado na ciência)




SIM, os cães realmente nos amam!

Realmente é o AMOR que nutre a relação tutor x cão, ninguém que tenha cachorro dúvida disso, que os tutores efetivamente amam seus cães! Agora eu pergunto, porque tanta gente insiste em dizer que o cão não é capaz desse sentimento?

Porque tanta gente insinua que nossos peludos estão conosco somente para se alimentarem, afirmando que se caso tirassem sua comida acabaria o amor? Em resposta disso eu sempre digo, tire a alimentação de um ser humano e veja no que ele se transforma! Engraçado é exigir do cão o temperamento que o ser humano não tem quando encontra no seu limiar de fome!

Todavia, voltando ao nosso assunto, o que venho explicar nesse artigo é que o amor está presente na nossa relação com os cães e ele acontece numa via de mão dupla, ou seja, está COMPROVADO que os cães também nos amam e muito!


MAS O QUE É O AMOR? É algo difícil de explicar, mas extremante fácil de sentir! Com base nisso, aqui, apenas para simplificar, vou tratar o amor do ponto de vista biológico/fisiológico/químico, para demonstrar o que todos já sabíamos, ou seja, que os cães nos amam!

O amor no plano fisiológico diferencia-se de outras emoções por envolver o hormônio OXITOCINA, este é o hormônio que é liberado quando a mãe está AMAMENTANDO seu filho, por exemplo! Penso que ninguém tem dúvida que este momento é cheio de amor.

Ainda sobre a Oxitocina, hoje já é consenso na ciência que este hormônio está presente em muitos momentos que o ser humano chama de “amor”, resumindo, onde há momentos positivos que o ser humano descreve como momentos “de amor” este hormônio é liberado!

Assim, foram estudados pela ciências VÁRIOS CÃES, e percebeu-se que nos momentos que o cão estava em contato com seus tutores ocorreu um grande influxo de oxitocina durante essa integração, durante este momento, ÍNCRIVEL NÃO?!!! Nessas interações a oxitocina simplesmente QUINTUPLICOU!!! Detalhe, de modo semelhante, isso aconteceu também aos tutores! Demonstrando que o amor é duplo nessa relação!

Portanto, hoje não mais existe dúvida DE QUE O CÃO AMA SEU TUTOR!
Agora quando você ouvir alguém dizer que seu cão não lhe ama, ou que não existe amor nessa relação, fale para ele sobre a famosa OXITOCINA! heheheh

Nós, cachorreiros, já sabíamos disso a muito tempo, o que a ciência demonstra é apenas o que já tínhamos certeza e que agora tem uma explicação cientifica comprovando o que já sabíamos!!

1 x 0 para nós cachorreirros!!!! 

sexta-feira, 23 de junho de 2017

O CARÁTER DE UM CÃO - genética + individualidade + experiência -- VOCÊ é o GRANDE RESPONSÁVEL PELA SUA FORMAÇÃO!


Amigos, hoje resolvi escrever um pouco sobre isso, não para esgotar o assunto, mas para dar algumas pinceladas sobre o tema e salientar a importância do papel do tutor nessa formação.
O caráter de um cão é a conjunção e mescla de sua genética aliada a sua experiência enquanto cresce, sem menosprezarmos as característica inerentes de sua individualidade.
Vejamos,quando digo genética, está poderá e irá influenciar o caráter do cão, pois existe raças que são mais brincalhonas, cito labrador, golden - outras mais paradas e quiçá mais sonolentas como o Basset Hound, outras com mais energia e entusiasmo como o Pastor Belga Malinois e por aí vai. Mesmo quando falamos em SRD, este será influenciado pela sua genética,pela conjunção de raças o gerou,pois vemos SRD agitadíssimos e outros mais calmos. Resumindo, invariavelmente a genética irá influenciar sim o caráter do seu cão, apenas não podemos dizer a porcentagem dessa influência.
Outro ponto que deve ser frisado é a individualidade, mesmo dentro de uma determinada raça nascerá algum indivíduo que se desviará um pouco das característica nata desta, ou mesmo com alguma característica mais protuberante como mais medroso,mais corajoso, mais atento, enfim, há de se levar em conta sempre a individualidade!
Agora por último, porém o ponto mais IMPORTANTE na minha opinião na construção do caráter de um cão são as EXPERIÊNCIAS QUE ELE ADQUIRE enquanto cresce, e nisto você - tutor - é diretamente responsável! Explico!
A parte mais importante para definir como o cão será é o modo como ele é criado, são as experiências que ele vive com você, com a sociedade que o cerca, como ambiente. Exemplifico, um cão criado fechado,sem contato com outros seres animais e mesmo sem contato com outras pessoas crescerá muito diferente do que o cão que foi extremamente socializado, por exemplo. Um cão tratado com violência crescerá muito diferente do cão que foi tratado com carinho. Um cão sem limites crescerá diferente do cão que foi criado aprendendo a respeitar positivamente seu tutor.
Eu poderia me alongar aqui, mas seria cansativos e enfadonho, então,simplificando, e para você entender, tenha certeza que você tutor é a parte MAIS IMPORTANTE na formação do seu cão,pois você que irá proporcionar as experiências que ele tanto necessidade para se tornar um cão equilibrado e feliz!
Destarte, digo que, de todas as partes que influência o caráter de um cão, a mais importante será as experiências que este cão vivenciará e este fato poderá e na maioria das vezes irá se sobrepor a sua genética e a sua individualidade!
Veja, portanto, como seu papel é fundamental para a formação deste cão, guardadas as proporções, é o mesmo papel de um pai e de uma mãe na formação de seu filho, pense nisso! 
Um abraço e muito cachorro, cachorro, cachorroooo!! 

sexta-feira, 9 de junho de 2017

Vínculo emocional - AMOR - o primeiro laço que nos une aos nossos animais de estimação!



Sim, é o vínculo emocional, o amor, o carinho, que possibilitou a existência dos nossos animais de estimação!

Ou seja, sem amor, sem essa ligação com nossos peludos, provavelmente hoje não teríamos animais de estimação!

O que faz você querer ter um gatinho? Querer ter um cãozinho?

Portanto, como eu sempre digo na nossa relação com nossos peludos, é necessário entendermos a complexidade de nossa relação para podermos solucionar os problemas comportamentais!

Juntamente com esse laço que nos uniu há mais de 20 mil anos juntamente com o processo de domesticação é que conseguiremos entender os nossos peludos, possibilitando um adestramento moderno que visa o bem estar mental do cão!

Tudo isso e muito mais você vai entender no nosso CURSO DE ADESTRAMENTO que vai ocorrer agora, dias 22 e 23 de julho, garanta sua vaga!

Contato pelos whatsApp/fones:

Guilherme Anastacio 51 99124 8087

quarta-feira, 10 de maio de 2017

Imitação e Violência, um texto para ALERTAR sobre este perigo!


Você sabia que o cão também aprende por imitação? Sim! Boa parte do aprendizado canino, tal qual na natureza ocorre com os animais, se dá através da imitação!

Aparentemente isso não geraria problema algum na natureza, um comportamento que é imitado e que dá certo, é imitado novamente e torna-se um hábito!

Agora vamos colocar essa questão na nossa vida diária, ou seja, o seu cachorro inserido na sua família, na sua casa, isso pode ser um problema, vou explicar o porquê!

Muitas pessoas impõe limites, respeito aos cães através da VIOLÊNCIA, isso fará com que o cão IMITE esse comportamento para obter o mesmo respeito que você tentou obter dele!

Assim, vai chegar o dia em que ele poderá disputar com seu filho um brinquedo e fará isso de MODO VIOLENTO, podendo causar um ACIDENTE!!!! Este é só um pequeno exemplo, a conclusão maior é que este cachorro começará a interagir com o mundo, com as pessoas e com outros cães de maneira violenta quanto tentar obter algo.

Cães que são manejados, tratados com violência adquirem sequelas graves, comportamento agressivo e certamente irão direcionar esse comportamento para outros membros da família, para outros cães, enfim, começará a interagir com o mundo a sua volta dessa maneira, o que é extremamente perigoso!

Agora me diga como culpá-los? O seu cão aprendeu isso com o seu tutor que o tratou com violência e apenas está repetindo o que aprendeu!

Finalizo dizendo que existem muitas formas sadias de conseguir impor limites saudáveis, de obter respeito do seu cão, SEM PRECISAR passar pela violência!

---> Veja isso e muito mais no nosso CURSO DE ADESTRAMENTO, informações:
Rovian Ramos 51 99519-1998
Guilherme Anastacio 51 99124-8087


***
Instagram: @ensinadog


Informações sobre adestramento, cursos de adestramento, palestras em eventos, workshop, treino/formação de cães de guarda e proteção, ligue ou contate pelo WhatsApp: 51 995191998

quinta-feira, 4 de maio de 2017

Meu filhote rói tudo que vê pela frente, é normal? Como SOLUCIONO esse problema?




Sim, filhotes passam roendo, alguns mais, outros menos, mas é uma característica dessa fase, além de serem brincalhões são roedores também!
Aliado ao fato que nesse período, nos filhotes, ocorre a troca de dentes, o que causa coceira na gengiva e consequentemente a ânsia por morder! Ao morder, mastigar, o filhotinho sente o alívio da dor/coceira na gengiva, além é claro de estarem experimentando novas sensações! Isso ocorre, geralmente, nos primeiros 3 meses de vida do filhote! Então, meus amigos cachorreiros, se o seu filhotinho rói, é perfeitamente normal!
Cães ADULTOS ansiosos ou com problema fisiológicos tais como verminose, falta de alguns sais minerais, algum desequilíbrio químico que afete sua parte neurológica, enfim, outros fatores.
Agora Adestrador Rovian W. Ramos, como DEVO AGIR quando o filhote rói?
Simples, já sabemos que roer é perfeitamente normal e sadio para o filhote, ele precisa disso! Ocorre que todo comportamento que você permitir quando filhote, ele irá reproduzir quando adulto.


A SOLUÇÃO mais simples e fácil é não permitir que ele roa qualquer outra coisas que não seja seus brinquedos, você deve dizer não quando ele rói sei sofá, seus móveis, e permitir apenas que ele roa os brinquedos dele, assim, ele irá crescer sabendo que somente pode roer seus brinquedos e vai fixar que a casa, objetos, chinelos, etc, não podem ser mordiscados.
Ocorre que os filhotes tem muitas curiosidades e ele vai querer roer muitas coisas, então, você deve oferecer muitos brinquedos e torna-lo atrativo para ele, ou seja, você deve apresentar os brinquedos para ele e BRINCAR com ele, fazer com que o brinquedo seja atrativo e interessante.


RESUMINDO, supervisione o filhote para que não roa objetos que não seja seus brinquedos, quando não puder estar de olho, coloque-o num cercadinho, além de evitar acidentes, como roer um fio elétrico, você estará educando-o evitando que ele se habitue a roer coisas que não deve roer! Quando ele roer algo que não deve, diga NÃO para ele e ofereça algum brinquedo, tornando-o interessante para o filhote. No começo pode ser difícil, cansativo, mas essa atitude irá construir um adulto saudável do ponto de vista comportamental para viver com você por longos anos.
Agora, se você não fizer isso, terá um problema por longos anos, dele roendo suas coisas, seu sofá, bolsa, etc. Portanto, penso que vale apena nesse período em que ele é filhote se dedicar um pouquinho, pois o comportamento dele no futuro será recompensador!
Espero que tenham gostado do texto, escrevi pensando em vocês! ;)
Rovian Ramos
***
Instagram: @ensinadog

Informações sobre adestramento, cursos de adestramento, palestras em eventos, workshop, treino/formação de cães de guarda e proteção, ligue ou contate pelo WhatsApp: 51 995191998

segunda-feira, 3 de abril de 2017

Cães são professores extraordinários sobre quem nos somos!

Cães são professores extraordinários sobre quem nos somos!



Eles são indefesos, nunca fazem nada para nos provocar, entretanto, em diversas situações da vida, conheci pessoas que descontaram suas raivas, suas frustrações nos cães, evidenciando sua natureza, ou quem sabe seu estado de espírito do momento!

Tutores, um cão nunca vai fazer algo para lhe provocar então não se IRRITE POR ISSO, se ele tiver um COMPORTAMENTO INADEQUADO do ponto de vista humano, ele o fez não para o provocar, mas por ser da sua natureza ou mesmo não estar treinado o suficiente.

Não vamos descontar nossas raivas, frustrações nos cães, pois eles são inocentes que não falam e não podem reclamar, muitas vezes apanham e voltam do seu lado como se nada tivesse acontecido!

Pequeno texto para reflexão, sei que você não é assim, mas quem sabe o texto sirva para alguém pensar sobre isso e evitar maus tratos no futuro!

Uma boa semana a todos!!! :)

terça-feira, 21 de março de 2017

O primeiro contato de um cão com outro cão



DICA do adestrador: O primeiro contato de um cão com outro cão é sempre bom ficar atento, em especial, sobre como os cães se aproximam! Preste atenção, caso um deles venha por trás para cheirar o outro, é perfeitamente normal e sadio. O PROBLEMA ocorre, ou pode ocorrer, quando a aproximação é pela frente, o OLHO NO OLHO pode ser indicativo de uma briga, então é melhor ficar atento e caso perceba isso, distraí-los para não haver esse contato visual olho no olho logo no início!

Fica a dica! ;)
***
instagram: @ensinadog

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Não creia que os animais sofrem menos que os seres humanos. A dor é a mesma para eles e para nós!


Não creia que os animais sofrem menos que os seres humanos. A dor é a mesma para eles e para nós!*
Simples assim!!!!
***
Instagram:@ensinadog
*Louis Camuti

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Mistério: Simbiose entre homem e cão!




Existe um mistério que eu não sei explicar, mas que percebi ao longo de toda minha vida com cães, que é como no decorrer do tempo ou mesmo no primórdio da relação em alguns casos, um se parece com o outro!


A semelhança física já foi divulgada na internet em tom de brincadeira, cito o exemplo de fotos do homem e do cão uma ao lado da outra, na qual o cão e homem se assemelham! Sim, realmente tem casos assim, mas existe muito mais que isso, existe uma semelhança e interação que os tornam muito semelhante e isso ultrapassa os traços supostamente físicos!

Penso que isso pode passar pela escolha da raça, uma pessoa mais calma tende a escolher um cão que se adapte ao seu modo de vida. Uma pessoa mais acelerada como eu, por exemplo,  não por coincidência, escolheu uma Malinois!kkkkkkkkk 

Porém, esse meu pensamento torna-se incerto no momento em que percebo ao longo da minha vida "cachorreira" que muitos cães calmos com tutores mais agitados, tornaram-se agitados e vice-versa!

Realmente é um mistério que não tento ou ouso decifrar, mas apenas comentar nesse post! Sem falar nos traços psicológicos que um pode acabar influenciando no outro, um dono agitado ou mesmo mais agressivo passará isso ao seu cão! De outra banda já vi cães com personalidade e necessidade atlética tornarem donos sedentário em ótimos atletas amadores, enfim, é essa simbiose, na maioria das vezes benéfica que me encanta!

Um abraço e até a próxima postagem!
Rovian Ramos

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Você já percebeu que os cães ficam mais triste quando separados de seus donos do que de outros cães?



Você já percebeu que os cães ficam mais triste quando separados de seus donos do que de outros cães? Mesmo que os cães em questão tenham uma convivência de anos e uma forte ligação entre si!

Podemos dizer com base nisso que os cães gostam mais de seus donos do que de outros cães?! O que você pensa sobre isso?

Na pesquisa realizada chegou-se a essa conclusão, de que os cães sentem mais falta de seu tutor do que de outro cão, em caso de separação! Separaram dois cães que habitualmente e por muito tempo conviviam juntos e mesmo após 4 horas o cão agiu normalmente, porém, ao ser separado do seu tutor, o cão ficou imediatamente estressado. Corroborando com essa pesquisa, pegaram os mesmos cães da pesquisa anterior e colocaram em um canil diferente do que estavam acostumados, porém juntos, os dois ficaram altamente estressados. Porém, quando o seu tutor estava junto de um deles em um canil diferente, o nível de cortisol do cão permaneceu quase inalterado, demonstrando o quão pouco ficou estressado. Muito legal ver como os cães confiam em seus tutores e "amam" nossa companhia!

Estava lendo isso em um livro e o autor ( John Bradshaw) colocou essa questão para demonstrar o quão domesticado os nossos cães tornaram-se, ao ponto de serem mais ligados aos humanos do que com seres de sua própria espécie!

Interessante não!

Um abraço e até a próxima postagem!
Rovian RAmos

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

A felicidade em ter um cachorro passa pelos momentos de brincadeiras que viermos a ter com ele!



Acredito sinceramente que a felicidade em ter um cachorro passa pelos momentos de brincadeiras que viermos a ter com ele!

Se eu pudesse dar um conselho para aumentar a ligação/elo entre o tutor e seu cachorro e ao mesmo tempo ajudar a solucionar inúmeros problemas tais como o cachorro fugir em determinado passeio ou quando o cachorro não vem quando chamado ou mesmo quando ele "desobedece", eu não hesitaria em dizer, crie laços brincando muito com seu cachorro, a diferença é perceptível!

Brincar não somente ajudará a criar elo entres vocês, como irá fazer com que ambos drenem suas energias, brincar é mais que jogar bolinha, é realmente se divertir com a situação, sorrir, correr, ser feliz! 

Para que isso aconteça é realmente necessário você estar gostando da brincadeira! Senão não vai ter a menor graça para você e consequentemente para seu cãozinho e você acabará terminando logo. Então, reflita comigo, do que você gosta de brincar com seu cachorro? Alguns amarão jogar a bolinha, outros já irão preferir um cabo de guerra, outros apreciam uma boa corrida - sim, correr pode drenar a energia e ainda se tornar uma bela brincadeira! -, então escolha a brincadeira que você mais goste e estimule seu cãozinho a gostar também, tenho certeza que assim ambos irão brincar muito mais e se divertir muitooo!!! 

Resumindo, brinque muito e se divirta com seu cãozinho, tenho certeza que isso fará bem não somente para ele, mas quem sabe até mais ainda para você! 

Aproveitando, lembro de um cliente que visitei a pouco tempo, ele tinha um cãozinho SRD, e todos sabem o quanto de energia eles podem ter! Ele me relatou que andava estressado, muito trabalho, pouco tempo para o cão. Relatou inclusive que gostaria de fazer academia, etc. Eu na mesma hora perguntei o porquê dele não brincar e utilizar essa brincadeira como a melhor maneira de drenar ambas a energia do cão e dele e de ser uma das melhores maneira de combater o stress. Resultado, ele comprou uma "salsicha" de pano, um mordente e optou por corridas com seu cão. Criou uma rotina de correr dois dias por semana e na própria corrida ele às vezes tira o mordente e brinca com o cão. O cão amou o mordente e sempre que sai fica com o foco no dono, esperando a situação em que vai brincar! Claro, ele estimulou muito ele a gostar do mordente... Essa atitude naturalmente gerou melhor qualidade de vida tanto para o tutor quando para o cãozinho.

Amigos, hoje seria isso, minha dica é, brincar, brincar e brincar ou ser feliz, ser feliz e ser feliz! :)

Espero que tenham apreciado!

Um abraço e nos vemos nas próximas postagens!
Rovian RAmos 




quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Seu cão urina quando você chega em casa? Ou quando "fala" com ele? Saiba o que está acontecendo e como solucionar esse problema!



Amigos, vamos mais um vez falar de cachorro, é claro! hehehehe 

Hoje o nosso assunto é saber porquê muitas vezes o cão urina quando o seu tutor "fala" com o cão ou quando o tutor chega em casa, parece estranho né, mas isso tem uma explicação!

O cãozinho pode estar urinando por submissão ou mesmo por excitação, vou explicar, acompanhem!

O primeiro caso, quando o tutor "fala" com o cão, ele pode interpretar como uma ameaça, "xingamento" e  urina por submissão. É quando o cachorro urina por medo, quando se sente ameaçado, assim, ele urina para demonstrar total submissão, é um ato de comunicação do cão, ele quer dizer que você é o líder, o mais forte, juntamente com o ato de urinar ele costuma ter uma expressão corporal de submissão, cabeça baixa e pode chegar até a se deitar! Isso geralmente costuma acontecer em animais que sofreram algum trauma, foram maltratados em algum momento, resultando em medo excessivo ou mesmo em aqueles que naturalmente são "medrosos" demais. Nesses casos, os donos devem ter um cuidado redobrado ao "falar" com o cachorro, jamais gritar, enfim, trata-se de um cão traumatizado ou por natureza "medroso", requer uma atenção especial!

Já o segundo caso, quando o cão urina por excitação - fica excitado quando você chega em casa, por exemplo, em momentos de chegada do dono, depois de um tempo sem vê-lo. Aqui ele está tão excitado que urina! 

Dica para solucionar o problema: 

A) Urinar por submissão: nesse caso, devemos ter muito cuidado quando for se comunicar com o cão, fale calmamente, não olhe nos seus olhos e jamais caminhe em sua direção olhando fixamente para ele, quando chegar perto, abaixe-se e ao fazer carinho, não faça gestos bruscos, preferindo passar a mão no peito ou mesmo na parte debaixo da cabeça e jamais por cima. Faça da sua presença e da sua comunicação um ato positivo e agradável para o cãozinho, com bastante esforço e repetição, ele aos poucos ganhará mais confiança e irá perder o medo, é um trabalho de médio prazo, mas muito recompensador! Vale a pena! 

B) Urinar por excitação: Aqui a dica é, sempre que chegar e sair de casa, ignore o cão, em um primeiro momento pode parecer difícil, mas pense que é o melhor para ele, pois essa excitação exacerbada não é benéfica. Então, ao chegar em casa e ao sair, ignore-o. Uma última dica, jamais xingue o cão quando ele está muito excitado, para ele, isso poderá ser entendido como um elogio ou mesmo como um ato que você está dando atenção para ele, o que aumentará mais ainda sua excitação.


Espero que tenham gostado e nos vemos nas próximas postagens!

Um abraço, 
Rovian RAmos

quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Crianças e cães, pequenas dicas para uma relação harmoniosa e feliz!



Amigos, recebi esse desenho de uma criança que desenhou esse cachorro, é o desenho de um Pastor Belga de Malinois, lindo né!!!! Isso me inspirou a escrever um pouco sobre a linda e harmoniosa relação que se pode formar entre cães e crianças, mas para isso acontecer é necessário alguns cuidados para que essa socialização aconteça corretamente.

A maioria dos problemas que podem acontecer nessa relação é a criança ser mordida e isso além de ser perigoso pode gerar inúmeros traumas para a criança, então nesse pequeno texto venho fazer algumas considerações sobre a matéria e dar algumas dicas.

Aos primeiros sinais de conflito já é necessário uma intervenção, para não deixar que o problema aumentar. Detalhe, se existe um conflito entre cão e criança, a culpa não é de um e nem de outro, mas sim do adulto responsável pela socialização do cão e pela educação da criança, que precisa saber respeitar o animal. 

Tanto o cachorro deve ser socializado com a criança, quanto a criança deve saber que o animal tem que ser respeitado, tanto fisicamente quanto psicologicamente!

Abaixo vou listar alguns pontos que considero de muita importância:

* Lembrar para a criança que não se deve correr na frente de um cão, pois isso irá ativar seu instinto de caça, fazendo com que o cachorro tente persegui-la. Nesses primeiros momentos é importante analisar como o cão se comporta quando a criança corre, principalmente em cães com alto instinto de caça.

* Em um primeiro momento não é aconselhável permitir que cães e crianças durmam juntas, pois o cão pode, instintivamente, desenvolver seu instinto de dominância sobre a criança, pois aliado a este fato, a criança é menor e mais frágil. Salvo se o cão já demonstrou ser totalmente dócil e nunca demonstrou sinais de dominância ou agressividade ao longo de anos. Um cão recém chegado na família, não é aconselhável dormir junto.

* Cuidar quando o cão pega algum brinquedo da criança, a criança pode ir querer tirar o brinquedo da sua boca e ocorrer um acidente.

*Ficar atento na hora de alimentar o cachorro e mesmo em situações em que caia algum petisco ou comida no chão e o cão resolva comer. É necessário avaliar se o cão tem agressividade por dominância na hora da comida ou mesmo quando come algo que caia no chão, isso pode causar um acidente. Caso o cachorro tenha, convém retirar positivamente esse comportamento, pois um acidente com a criança pode ocorrer.

*Orientar a criança que o abraço para nós, humanos, é carinho. Para o cão esse mesmo gesto pode ser visto como um gesto de dominância e ocorrer um acidente. Teoricamente e no mundo animal só existe "abraço" quando há uma tentativa de monta e o cão pode interpretar isso dessa forma.

Aqui foram algumas dicas, mas o principal é orientar a criança a respeitar o cão, ele não é um bichinho de pelúcia, mas sim, um animalzinho que deve ser tratado com todo respeito e carinho possível. Os dois, tanto cães quanto crianças devem ser analisados sob a supervisão responsável de um adulto que irá alicerçar um bom comportamento para que ambos apenas usufruam o melhor dessa relação.

Aqui foram algumas dicas, espero que tenham apreciado!

Um abraço e nos vemos nas próximas postagens!
Rovian Ramos 




sábado, 6 de agosto de 2016

A importância da alimentação para o comportamento canino!



Amigos, uma boa alimentação é fundamental para o seu cão, não somente para a saúde física do seu cão, mas ela afeta diretamente o psicológico dele, pois uma alimentação ruim, pela falta de suporte nutricional de qualidade irá deixar o cão mais estressado e isso irá influenciar negativamente o comportamento do cão. Nutrição inadequada leva ao estresse, com certeza isso irá gerar inúmeros problemas de ordem comportamental.

Conservantes químicos, corantes, algumas substancias que rações de baixa qualidade adicionam para manter a umidade do produto, aliado a grande quantidade de milho que diminui substancialmente o nível de serotonina no cérebro pelo fato desse ingrediente ser pobre em serotonina mas rico em tiroxina, pode afetar seu cão.

Resumindo muito, a literatura e os estudos afirmam que a carência de serotonina no cérebro pode ser crucial para gerar impulsividade, agressividade, comportamento antissocial, desordem hiperativa, ansiedade e dificuldades de aprendizagem, complicado né!!! Cães com baixos níveis de serotonina são hipersensíveis à dor, hiperreativos, emocionais e agressivos(Val Strong)

Amigos, o que falei acima é apenas a ponta do iceberg no quesito problemas que uma alimentação com carência de nutrientes essenciais pode ocasionar!

Relato de uma visita a um cliente 

Recentemente fui procurado por uma cliente e ela me relatou que estava dando uma ração de baixíssima qualidade para seu cão, o pelo estava caindo, o cachorro estava apático e com traços significativos de agressividades e estresse.

Uma das primeiras coisas que fizemos foi inserir uma ração de melhor qualidade junto com exercícios positivos para a melhora do comportamento. 

Agora eu pergunto, será que somente os treinos e uma nova rotina iriam melhorar o cão? Acredito que não, ele estava com falta de suporte nutricional e isso iria refletir diretamente sobre nosso trabalho. Como ele iria se equilibrar/melhorar se a falta de suporte nutricional mantinha o cão estressado?

Enfim, apenas compartilhando com vocês essa experiência, pois foi por causa dela que resolvi escrever esse post!

Nossos cães merecem o melhor que podemos dá-los, eles não podem dizer, "estou estressado, sinto falta disso ou daquilo", cabe a nós estarmos atentos para o seu bem-estar em todos os níveis!

Espero que tenham apreciado e nos vemos nas próximas postagens!
Rovian Ramos

Gostou? Compartilha!

Um abraço e nos vemos nas próximas postagens!

Rovian Ramos



Inscreva-se no nosso canal no YouTube:https://www.youtube.com/channel/UCGc9hqYfhHqpoHU-YT9yuRg

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

A importância da Socialização Interespécie!

Amigos, quem disse que cão e gato não podem se dar bem? 

Sim, claro que podem! Em estado "selvagem" realmente a coisa é mais complicada, mas faz tempo que não estamos mais no famoso "estado selvagem", então é muito importante socializarmos nossos peludos com gatos, cavalos, enfim, com o maior número possível de animais. 

Estou até para dizer que uma boa socialização passa inclusive pela socialização interespécie, do contrário, imagina a cena, você solta seu cãozinho no parque e ele vê um gato e resolve "caçá-lo", a confusão está feita!

Lá em casa cães e gatos convivem em harmonia, esse é um video da Sunny com nosso gatinho, ela iria sair de carro comigo, por isso estava na caixa, e ele foi lá, querendo soltar a irmã! hehehehe

Reparem que ela não expressa nenhum traço de agressividade, está apenas atenta pelo fato de eu estar gravando. Mais tarde vou colocar fotos dos dois lado a lado, brincando, dormindo...





Fica a dica, socialize seu cão com os mais diversos animais!

Um abraço e nos vemos nas próximas postagens!
Rovian Ramos

quinta-feira, 28 de julho de 2016

Afinal, o cachorro pode ou não pode ficar no sofá ou na cama?


Amigos, recebi inúmeras mensagens perguntando minha opinião a respeito do cachorro subir e ficar no sofá ou mesmo na cama, indagaram-me se era aconselhável deixar o cachorro fazer isso. 

Aqui vou dar minha opinião pessoal, baseado no que eu acredito, com base na minha vivência com cães e também baseado em literatura a respeito do tema.

A resposta não é tão simples como parece, não é apenas um sim ou um não, pois a questão revela-se bem mais complexa. Explico.

A cama onde você dorme, o sofá onde você senta, são lugares especiais para o cão, primeiro pelo fato de que, usando o conceito de matilha, o lugar onde o "líder/você" dorme ou mesmo fica, geralmente é o melhor lugar  e todos os cães almejam esse lugar! Nessa mesma matilha, o "líder" somente deixar dormir ao seu lado os seus escolhidos. Aliado a esse fator, o cachorro ao dormir/subir na cama ou mesmo no sofá, estará no mesmo ou muito próximo do "status" que você, fazendo-o pensar ou querer agir como um líder, é aí que começa os problemas...

Entretanto, não é qualquer cachorro que vai agir dessa forma e o manejo, a relação que você tem com ele é que definirá se o ato de subir no sofá e estar na sua cama é prejudicial ou não para a relação de vocês.

Um cão equilibrado, criado com limites, que nunca demonstrou nenhum sinal de agressividade, dominância, um cão sociável com outros cães, com pessoas, enfim, que demonstra claramente seu comportamento dócil e equilibrado, certamente poderá usufruir desses espaço. Mesmo assim, convém às vezes, testá-lo positivamente, pedindo para o mesmo descer da cama ou do sofá, caso ele o fizer prontamente, o ato de subir na cama não o está afetando. Porém, caso ele relute em sair, fizer o famoso "peso morto" tendo você que empurrá-lo, ou mesmo rosne para você, é sinal que isso está sendo prejudicial para ele e recomenda-se não mais deixá-lo subir.

Agora um cão que você percebe que tem alguma dominância -  seja na comida, brinquedo, em algum espaço, etc.-  mínima que seja, não é aconselhável deixá-lo subir, pois isso pode desencadear ou piorar essa dominância, piorando drasticamente a relação entre vocês.

Sim, nós gostaríamos de deixar nossos cães subirem, mas nem sempre isso vai ser o melhor para ele e como tutores responsáveis, devemos saber impor limites saudável para que ele seja cada vez mais feliz conosco e não um problema a resolver.

Espero que tenham gostado do texto.

Um abraço e nos vemos nas próximas postagens!
Rovian Ramos