quinta-feira, 28 de julho de 2016

Afinal, o cachorro pode ou não pode ficar no sofá ou na cama?


Amigos, recebi inúmeras mensagens perguntando minha opinião a respeito do cachorro subir e ficar no sofá ou mesmo na cama, indagaram-me se era aconselhável deixar o cachorro fazer isso. 

Aqui vou dar minha opinião pessoal, baseado no que eu acredito, com base na minha vivência com cães e também baseado em literatura a respeito do tema.

A resposta não é tão simples como parece, não é apenas um sim ou um não, pois a questão revela-se bem mais complexa. Explico.

A cama onde você dorme, o sofá onde você senta, são lugares especiais para o cão, primeiro pelo fato de que, usando o conceito de matilha, o lugar onde o "líder/você" dorme ou mesmo fica, geralmente é o melhor lugar  e todos os cães almejam esse lugar! Nessa mesma matilha, o "líder" somente deixar dormir ao seu lado os seus escolhidos. Aliado a esse fator, o cachorro ao dormir/subir na cama ou mesmo no sofá, estará no mesmo ou muito próximo do "status" que você, fazendo-o pensar ou querer agir como um líder, é aí que começa os problemas...

Entretanto, não é qualquer cachorro que vai agir dessa forma e o manejo, a relação que você tem com ele é que definirá se o ato de subir no sofá e estar na sua cama é prejudicial ou não para a relação de vocês.

Um cão equilibrado, criado com limites, que nunca demonstrou nenhum sinal de agressividade, dominância, um cão sociável com outros cães, com pessoas, enfim, que demonstra claramente seu comportamento dócil e equilibrado, certamente poderá usufruir desses espaço. Mesmo assim, convém às vezes, testá-lo positivamente, pedindo para o mesmo descer da cama ou do sofá, caso ele o fizer prontamente, o ato de subir na cama não o está afetando. Porém, caso ele relute em sair, fizer o famoso "peso morto" tendo você que empurrá-lo, ou mesmo rosne para você, é sinal que isso está sendo prejudicial para ele e recomenda-se não mais deixá-lo subir.

Agora um cão que você percebe que tem alguma dominância -  seja na comida, brinquedo, em algum espaço, etc.-  mínima que seja, não é aconselhável deixá-lo subir, pois isso pode desencadear ou piorar essa dominância, piorando drasticamente a relação entre vocês.

Sim, nós gostaríamos de deixar nossos cães subirem, mas nem sempre isso vai ser o melhor para ele e como tutores responsáveis, devemos saber impor limites saudável para que ele seja cada vez mais feliz conosco e não um problema a resolver.

Espero que tenham gostado do texto.

Um abraço e nos vemos nas próximas postagens!
Rovian Ramos

Nenhum comentário:

Postar um comentário