Sim, filhotes passam roendo, alguns mais, outros menos, mas é uma característica dessa fase, além de serem brincalhões são roedores também!
Aliado ao fato que nesse período, nos filhotes, ocorre a troca de dentes, o que causa coceira na gengiva e consequentemente a ânsia por morder! Ao morder, mastigar, o filhotinho sente o alívio da dor/coceira na gengiva, além é claro de estarem experimentando novas sensações! Isso ocorre, geralmente, nos primeiros 3 meses de vida do filhote! Então, meus amigos cachorreiros, se o seu filhotinho rói, é perfeitamente normal!
Cães ADULTOS ansiosos ou com problema fisiológicos tais como verminose, falta de alguns sais minerais, algum desequilíbrio químico que afete sua parte neurológica, enfim, outros fatores.
Agora Adestrador Rovian W. Ramos, como DEVO AGIR quando o filhote rói?
Simples, já sabemos que roer é perfeitamente normal e sadio para o filhote, ele precisa disso! Ocorre que todo comportamento que você permitir quando filhote, ele irá reproduzir quando adulto.
A SOLUÇÃO mais simples e fácil é não permitir que ele roa qualquer outra coisas que não seja seus brinquedos, você deve dizer não quando ele rói sei sofá, seus móveis, e permitir apenas que ele roa os brinquedos dele, assim, ele irá crescer sabendo que somente pode roer seus brinquedos e vai fixar que a casa, objetos, chinelos, etc, não podem ser mordiscados.
Ocorre que os filhotes tem muitas curiosidades e ele vai querer roer muitas coisas, então, você deve oferecer muitos brinquedos e torna-lo atrativo para ele, ou seja, você deve apresentar os brinquedos para ele e BRINCAR com ele, fazer com que o brinquedo seja atrativo e interessante.
RESUMINDO, supervisione o filhote para que não roa objetos que não seja seus brinquedos, quando não puder estar de olho, coloque-o num cercadinho, além de evitar acidentes, como roer um fio elétrico, você estará educando-o evitando que ele se habitue a roer coisas que não deve roer! Quando ele roer algo que não deve, diga NÃO para ele e ofereça algum brinquedo, tornando-o interessante para o filhote. No começo pode ser difícil, cansativo, mas essa atitude irá construir um adulto saudável do ponto de vista comportamental para viver com você por longos anos.
Agora, se você não fizer isso, terá um problema por longos anos, dele roendo suas coisas, seu sofá, bolsa, etc. Portanto, penso que vale apena nesse período em que ele é filhote se dedicar um pouquinho, pois o comportamento dele no futuro será recompensador!
Espero que tenham gostado do texto, escrevi pensando em vocês! ;)
Rovian Ramos
***
Instagram: @ensinadog
Informações sobre adestramento, cursos de adestramento, palestras em eventos, workshop, treino/formação de cães de guarda e proteção, ligue ou contate pelo WhatsApp: 51 995191998
Nenhum comentário:
Postar um comentário