quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Seu cão urina quando você chega em casa? Ou quando "fala" com ele? Saiba o que está acontecendo e como solucionar esse problema!



Amigos, vamos mais um vez falar de cachorro, é claro! hehehehe 

Hoje o nosso assunto é saber porquê muitas vezes o cão urina quando o seu tutor "fala" com o cão ou quando o tutor chega em casa, parece estranho né, mas isso tem uma explicação!

O cãozinho pode estar urinando por submissão ou mesmo por excitação, vou explicar, acompanhem!

O primeiro caso, quando o tutor "fala" com o cão, ele pode interpretar como uma ameaça, "xingamento" e  urina por submissão. É quando o cachorro urina por medo, quando se sente ameaçado, assim, ele urina para demonstrar total submissão, é um ato de comunicação do cão, ele quer dizer que você é o líder, o mais forte, juntamente com o ato de urinar ele costuma ter uma expressão corporal de submissão, cabeça baixa e pode chegar até a se deitar! Isso geralmente costuma acontecer em animais que sofreram algum trauma, foram maltratados em algum momento, resultando em medo excessivo ou mesmo em aqueles que naturalmente são "medrosos" demais. Nesses casos, os donos devem ter um cuidado redobrado ao "falar" com o cachorro, jamais gritar, enfim, trata-se de um cão traumatizado ou por natureza "medroso", requer uma atenção especial!

Já o segundo caso, quando o cão urina por excitação - fica excitado quando você chega em casa, por exemplo, em momentos de chegada do dono, depois de um tempo sem vê-lo. Aqui ele está tão excitado que urina! 

Dica para solucionar o problema: 

A) Urinar por submissão: nesse caso, devemos ter muito cuidado quando for se comunicar com o cão, fale calmamente, não olhe nos seus olhos e jamais caminhe em sua direção olhando fixamente para ele, quando chegar perto, abaixe-se e ao fazer carinho, não faça gestos bruscos, preferindo passar a mão no peito ou mesmo na parte debaixo da cabeça e jamais por cima. Faça da sua presença e da sua comunicação um ato positivo e agradável para o cãozinho, com bastante esforço e repetição, ele aos poucos ganhará mais confiança e irá perder o medo, é um trabalho de médio prazo, mas muito recompensador! Vale a pena! 

B) Urinar por excitação: Aqui a dica é, sempre que chegar e sair de casa, ignore o cão, em um primeiro momento pode parecer difícil, mas pense que é o melhor para ele, pois essa excitação exacerbada não é benéfica. Então, ao chegar em casa e ao sair, ignore-o. Uma última dica, jamais xingue o cão quando ele está muito excitado, para ele, isso poderá ser entendido como um elogio ou mesmo como um ato que você está dando atenção para ele, o que aumentará mais ainda sua excitação.


Espero que tenham gostado e nos vemos nas próximas postagens!

Um abraço, 
Rovian RAmos

Nenhum comentário:

Postar um comentário