quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Impressionante!!! Cão nada 10 km e caminha mais 20 km para se reencontrar com sua família


Ao que tudo indica, um cachorro que recentemente caiu no meio do lago Michigan, nos EUA, nadou 10 km até a costa e depois caminhou mais 20 km até um acampamento para se reencontrar com sua família.

Edward Casas, 56, contou à emissora ABC News que estava passeando de barco com a mulher Kristin Casas, 49, no último domingo (28), quando ocorreu um problema mecânico. Ele acredita que foi no momento em que ele foi mexer no motor do barco e a mulher estava na direção que o cachorro de 10 meses caiu no mar.

"Ficamos longe por 10 minutos, e então não conseguíamos encontrá-la em lugar nenhum do barco e nem na água", contou.

Edward fez então um chamado de ajuda pelo rádio do barco dizendo que havia um cachorro no mar. Um dos pescadores que respondeu ao chamado colocou a família em contato com Lynn Fiedor, que é voluntária em um grupo que busca cães perdidos.

A cadela Rylee estava treinando para ser um cachorro de busca e salvamento, por isso Lynn acreditava que ela conseguiria nadar até a costa. Então ela espalhou a notícia de que o cãozinho estava perdido por todos os lados.

Na segunda-feira pela manhã, uma mulher avisou que teria visto a cachorra perto de um acampamento. O casal foi imediatamente alertado e seguiu para o local. Edward sentou-se no chão e começou a apertar um brinquedo de Rylee e ela apareceu sorridente do meio da floresta. E aí, já sabe, foi aquela festa só.
"Não sou o tipo de cara que chora, mas isso me faz chorar. Estou muito orgulhoso deste cão e muito orgulhoso e grato por Lynn", disse o homem à TV.

Fonte: Notícias UOL

Gostou?! Compartilha!

Um abraço e nos vemos nas próximas postagens!


Inscreva-se no nosso canal no 

Eles estão descontrolados!!!! kkkkkkkkk SQN!heheheheh




segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Seminário Internacional (IPO/Schutzhund) com Lars Lentz!



Amigos, esse final de semana participei de um incrível seminário internacional com Lars Lentz , ele veio da Dinamarca diretamente para o Brasil passar suas técnicas, é um reconhecido treinador que já foi campeão de IPO! 

Para você que não entende muito de IPO ou mesmo não sabe o que é, resumindo muito, digamos que é como uma Olimpíada para o cão de trabalho, ali se reconhece o temperamento do cão, suas habilidades, tanto físicas (saltos, manejo com halter, etc) como psicológica (demonstrar segurança, controle, etc)! O cão tem que farejar, demonstrar uma eficiente obediência e realizar a parte da proteção. Por isso que o IPO se divide em FARO, OBEDIÊNCIA e PROTEÇÃO! Inicialmente foi criada a prova para selecionar cães pastores alemães, os melhores e com os melhores temperamentos! Agora a prova é multi-raças!


Voltando ao seminário, Lars Lentz veio para o Brasil passar suas técnicas, principalmente no quesito faro, pois ele conseguiu tirar 100 pontos, ou seja, nota máxima nas competições de IPO! Isso não é para qualquer um heim!!! E o melhor de tudo, ele passou essa técnica no seminário!!!! Showww!!!

Tivemos muita teoria, mas também muita prática, somado ao faro, aprendemos obediência e proteção, bem como toda a sistemática para construir um cão vencedor desde filhote!

Resumindo, não foi um gasto, foi um investimento, pois aprendemos muitoooo!!!!

Agora tem que treinar, treinar e treinar!!!! Bora lá, que sem treino não se chega a lugar nenhum!!!!!heheheheh

Agora você pode pensar, mas isso ajuda no adestramento digamos caseiro? Claro que sim, pois cão é cão, ali aprendemos a lidar muito na obediência dos cães em alto nível, bem como no quesito guarda, para ter um cão destemido desde filhote, então estes seminários também auxiliam muito na base dos filhotes, adestramento doméstico e quando lidamos com guarda e proteção de pessoas e residências.

Abaixo algumas das fotos do seminário e com o Lars Lentz! Showwww!!!!






Um abraço e nos vemos nas próximas postagens!
Rovian RAmos

quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Você já ouviu falar do BULLY KUTTA? Um cão que foi utilizado no Exército Persa!



Amigos, hoje venho falar de uma raça de cão no mínimo impressionante, com cerca de 1,1m e pesando mais ou menos 90 kg, essa raça impressiona pelo porte físico e pela aparência forte e destemida! Dizem os especialista que não é somente a aparência, parece que essa raça é conhecida por tem um instinto muito forte, um temperamento duro! Para você ter uma ideia, ele foi apelidado de "A besta do Leste" devido a sua potencial agressividade!

Infelizmente essa foi uma das raças criadas para a rinha de çães, então são cães estruturados, musculosos e com uma ossatura muito consistente!

Detalhe, essa raça foi usada pelo Exército Persa para o combate físico, agora um detalhe, jamais era colocada em área civil/doméstica, pois acreditava-se que eram cães imprevisíveis....será? Particularmente acredito que com uma boa socialização e treinamento ele se torne um cão sociável, mas a lenda diz o contrário! 

Este cão ainda é usado no Paquistão e no Afeganistão como cães de luta, difícil acreditar que ainda hoje isso existe!!!

Finalizando, é considerado um dos melhores cães de guarda! 

Apenas uma curiosidade, agora, caso você tenha receio/medo de um pitt bull, imagina  de um BullY KuTTA!!!! hehehehe

Um abraço e nos vemos nas próximas postagens!
Rovian RAmos

quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Seu cão urina quando você chega em casa? Ou quando "fala" com ele? Saiba o que está acontecendo e como solucionar esse problema!



Amigos, vamos mais um vez falar de cachorro, é claro! hehehehe 

Hoje o nosso assunto é saber porquê muitas vezes o cão urina quando o seu tutor "fala" com o cão ou quando o tutor chega em casa, parece estranho né, mas isso tem uma explicação!

O cãozinho pode estar urinando por submissão ou mesmo por excitação, vou explicar, acompanhem!

O primeiro caso, quando o tutor "fala" com o cão, ele pode interpretar como uma ameaça, "xingamento" e  urina por submissão. É quando o cachorro urina por medo, quando se sente ameaçado, assim, ele urina para demonstrar total submissão, é um ato de comunicação do cão, ele quer dizer que você é o líder, o mais forte, juntamente com o ato de urinar ele costuma ter uma expressão corporal de submissão, cabeça baixa e pode chegar até a se deitar! Isso geralmente costuma acontecer em animais que sofreram algum trauma, foram maltratados em algum momento, resultando em medo excessivo ou mesmo em aqueles que naturalmente são "medrosos" demais. Nesses casos, os donos devem ter um cuidado redobrado ao "falar" com o cachorro, jamais gritar, enfim, trata-se de um cão traumatizado ou por natureza "medroso", requer uma atenção especial!

Já o segundo caso, quando o cão urina por excitação - fica excitado quando você chega em casa, por exemplo, em momentos de chegada do dono, depois de um tempo sem vê-lo. Aqui ele está tão excitado que urina! 

Dica para solucionar o problema: 

A) Urinar por submissão: nesse caso, devemos ter muito cuidado quando for se comunicar com o cão, fale calmamente, não olhe nos seus olhos e jamais caminhe em sua direção olhando fixamente para ele, quando chegar perto, abaixe-se e ao fazer carinho, não faça gestos bruscos, preferindo passar a mão no peito ou mesmo na parte debaixo da cabeça e jamais por cima. Faça da sua presença e da sua comunicação um ato positivo e agradável para o cãozinho, com bastante esforço e repetição, ele aos poucos ganhará mais confiança e irá perder o medo, é um trabalho de médio prazo, mas muito recompensador! Vale a pena! 

B) Urinar por excitação: Aqui a dica é, sempre que chegar e sair de casa, ignore o cão, em um primeiro momento pode parecer difícil, mas pense que é o melhor para ele, pois essa excitação exacerbada não é benéfica. Então, ao chegar em casa e ao sair, ignore-o. Uma última dica, jamais xingue o cão quando ele está muito excitado, para ele, isso poderá ser entendido como um elogio ou mesmo como um ato que você está dando atenção para ele, o que aumentará mais ainda sua excitação.


Espero que tenham gostado e nos vemos nas próximas postagens!

Um abraço, 
Rovian RAmos

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Caracaaa! Estátua de cão gigante faz xixi em museu dos EUA! Pior que ele faz mesmo, veja!



Caracaaaa! Uma estátua de um cão gigante está fazendo o maio sucesso nos EUA  e porque não dizer no mundo, ele mede cerca de 8, 5 metros e sabe o que ele está fazendo? Xixi é claro!!! hehehehehe 
O nome do museu é  Orange County na California, Estados Unidos!
Agora olha só isso, além de ficar com as pernas levantadas simulando o xixi, o cão realmente mija!!!!kkkkkkkkkk Ele foi programado para soltar um líquido amarelo igual ao xixi!!! 

O criador dessa obra de arte é Richard Jacksob chamada "Ain't Painting A Pain" ("Não é uma pintura da dor"! Nem preciso dizer que foi o maior sucesso na exposição!!!

Espero que tenham gostado!

Um abraço e nos vemos nas próximas postagens!
Rovian RAmos

terça-feira, 16 de agosto de 2016

Pastor Belga Malinois - saiba o porquê dessa raça estar no livro dos recordes!

Na foto, minha Pastor Belga de Malinois com 6 meses de idade- a conhecida Sunny!



Amigos, hoje vou falar da raça Pastor Belga Malinois, uma raça ainda pouco conhecida na nossa sociedade e de maneira geral no mundo, porém, amplamente difundida e requisitada nos meios de esporte como IPO e Mondioring, fazendo sucesso também na polícia - Swat, BOPE, etc -, tanto em matéria de faro como de captura e proteção/contenção! Aos poucos vem também ganhando espaço em nossas residências, devido a ser um ótimo cão de guarda, aliado a serem extremamente fieis aos seus donos e familiares, protegendo-os com coragem e determinação ímpar!

Não sou eu que estou dizendo isso, vejam na polícia - tanto na Swat como no Bope cresce o número de malinois em ação a cada ano! - só dá Malinois! Assistam a uma competição de IPO, só dá malinois! Vejam como estamos começando a encontrar malinois em casas protegendo o território e a família! Olhem os adestradores, como são apaixonados pelos malis!!! Isso é uma realidade, é fato, não se pode discutir!

Mas o que faz esse cão ser tão especial? Vou falar rapidamente alguns pontos que considero cruciais para o êxito dessa raça e o sucesso que a fez estar no topo das competições mundiais e ser um dos cães mais utilizados pela polícia e exército!

Primeiramente, seus criadores se preocupam com o temperamento da raça, antes de sua beleza! Ou seja, a linhagem de trabalho é mantida com mais afinco que nas outras raças, haja visto que a exposição/seleção buscando essencialmente a beleza e não visando o temperamento, prejudica toda a linhagem, resultando em cães de temperamento fraco. Os "malis" mantêm-se em sua linhagem de trabalho e assim esperamos que seja sempre!

Outro fator é sua incrível energia, são cães extremamente ativos, esportivos e sedentos por ação, soma-se ao seu apetite voraz, isso tudo facilita o seu treinamento em vários campos, como nos esportes que mencionei e na polícia! Sem falar que demoram muito a se cansar! 

Um exemplo, em uma operação policial, outros cães devido ao transporte, ação, contenção, enfim, podem se cansar mais rapidamente, enquanto os malinois estarão apenas começando! Isso corrobora que em média os malinois tem uma vida ativa na polícia cerca de 2 anos a mais que as outras raças! Show né!!! :) 

Em matéria de saúde são cães ainda muito rústicos e, portanto, resistentes, fortes, resumindo, tem uma excelente  saúde e resistência!

Agora falando um pouco de "drive", esses cães apresentam naturalmente drives altíssimos, tanto de caça quanto de defesa. Eles nascem querendo "morder" e caçar! Esse impulso nato facilita e faz com que se chegue na excelência com muito mais qualidade e rapidez, tanto no esporte quanto em matéria de cães de polícia.    

Com um faro extremamente apurado, ele está no livro dos Recordes, Guinness world records, como o maior farejador de drogas registrado!!!

Com uma personalidade extremamente atenta, ele observa tudo ao seu redor, é curioso e estranha qualquer barulho atípico, latindo e indo verificar o que é! Aliado a boa índole herdada do pastor, torna-se um cão maravilhoso para guarda, pois defende o território, a família e se dá bem com crianças.

Agora você pode estar pensando que se trata de um cão agressivo, não, absolutamente não! Trata-se de um cão amigável, mas que defende seu dono com determinação quando necessário.

Eu poderia continuar falando sobre os malinois, mas vou deixar para o próximo post quando falarei como é ter um malinois em casa, com a família, já posso adiantar que é bom demais, claro, isso se você estiver disposto a drenar toda sua energia que é quase ilimitada com exercícios e brincadeiras! hehehehe

Encerrando, os malinois precisam ser amplamente socializados desde muito cedo, apresentar ao filhote pessoas, animais, barulhos, ir em lugares bastante movimentados, isso fará com que o filhote seja um cão seguro para poder desempenhar com maestria tudo que um grande malinois pode oferecer, fica a dica! 

Um abraço e nos vemos nos próximos post!
Rovian RAmos






sábado, 13 de agosto de 2016

Afinal, cachorro sobe em árvore?





Uma pergunta que não quer calar, afinal, cachorro sobe em árvore? 

Vamos combinar, quando que você passeou em um parque ou mesmo em qualquer lugar e olhou para cima e avistou um cachorro? kkkkkkk  Acredito que nunca, ou no mínimo, uma vez só! hehehehe :)

Realmente esse não é um comportamento típico/normal dos cães, ou seja, eles naturalmente não costumam subir em árvores, mas eles podem subir, caso forem treinados para isso! Digo mais, todas as raças, caso treinadas, podem executar essa "tarefa", alguns com mais facilidades e outros com menos. Cães menores e mais ágeis costumam ter mais facilidade. 

Detalhe, conversando com um veterinário sobre isso, ele me alertou que essa atividade, caso muito corriqueira, pode forçar o animal e prejudicar suas articulações e musculatura.

Escrevi esse texto pois estava passeando e a Sunny resolveu pular em um tronco de uma árvore, como vocês viram na foto! 

Como ela tem o comando "sobe" e "desce", depois que ela subiu naturalmente no tronco da árvore enquanto passeávamos, resolvi dar o comando "sobe" para tirar essas fotos, espero que tenham gostado! :)

Finalizando, cães não costumam subir em árvore naturalmente e mesmo que se adestre para "subir" não convém fazê-lo com frequência, pois pode prejudicar sua musculatura e articulações.

Gostou? Compartilha!

Um abraço e nos vemos nas próximas postagens!
Rovian Ramos




quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Crianças e cães, pequenas dicas para uma relação harmoniosa e feliz!



Amigos, recebi esse desenho de uma criança que desenhou esse cachorro, é o desenho de um Pastor Belga de Malinois, lindo né!!!! Isso me inspirou a escrever um pouco sobre a linda e harmoniosa relação que se pode formar entre cães e crianças, mas para isso acontecer é necessário alguns cuidados para que essa socialização aconteça corretamente.

A maioria dos problemas que podem acontecer nessa relação é a criança ser mordida e isso além de ser perigoso pode gerar inúmeros traumas para a criança, então nesse pequeno texto venho fazer algumas considerações sobre a matéria e dar algumas dicas.

Aos primeiros sinais de conflito já é necessário uma intervenção, para não deixar que o problema aumentar. Detalhe, se existe um conflito entre cão e criança, a culpa não é de um e nem de outro, mas sim do adulto responsável pela socialização do cão e pela educação da criança, que precisa saber respeitar o animal. 

Tanto o cachorro deve ser socializado com a criança, quanto a criança deve saber que o animal tem que ser respeitado, tanto fisicamente quanto psicologicamente!

Abaixo vou listar alguns pontos que considero de muita importância:

* Lembrar para a criança que não se deve correr na frente de um cão, pois isso irá ativar seu instinto de caça, fazendo com que o cachorro tente persegui-la. Nesses primeiros momentos é importante analisar como o cão se comporta quando a criança corre, principalmente em cães com alto instinto de caça.

* Em um primeiro momento não é aconselhável permitir que cães e crianças durmam juntas, pois o cão pode, instintivamente, desenvolver seu instinto de dominância sobre a criança, pois aliado a este fato, a criança é menor e mais frágil. Salvo se o cão já demonstrou ser totalmente dócil e nunca demonstrou sinais de dominância ou agressividade ao longo de anos. Um cão recém chegado na família, não é aconselhável dormir junto.

* Cuidar quando o cão pega algum brinquedo da criança, a criança pode ir querer tirar o brinquedo da sua boca e ocorrer um acidente.

*Ficar atento na hora de alimentar o cachorro e mesmo em situações em que caia algum petisco ou comida no chão e o cão resolva comer. É necessário avaliar se o cão tem agressividade por dominância na hora da comida ou mesmo quando come algo que caia no chão, isso pode causar um acidente. Caso o cachorro tenha, convém retirar positivamente esse comportamento, pois um acidente com a criança pode ocorrer.

*Orientar a criança que o abraço para nós, humanos, é carinho. Para o cão esse mesmo gesto pode ser visto como um gesto de dominância e ocorrer um acidente. Teoricamente e no mundo animal só existe "abraço" quando há uma tentativa de monta e o cão pode interpretar isso dessa forma.

Aqui foram algumas dicas, mas o principal é orientar a criança a respeitar o cão, ele não é um bichinho de pelúcia, mas sim, um animalzinho que deve ser tratado com todo respeito e carinho possível. Os dois, tanto cães quanto crianças devem ser analisados sob a supervisão responsável de um adulto que irá alicerçar um bom comportamento para que ambos apenas usufruam o melhor dessa relação.

Aqui foram algumas dicas, espero que tenham apreciado!

Um abraço e nos vemos nas próximas postagens!
Rovian Ramos 




quarta-feira, 10 de agosto de 2016

terça-feira, 9 de agosto de 2016

O foco do seu cachorro está em você?


Amigos, uma das coisas mais importantes na educação/treinamento dos nossos cães, seja para esporte, guarda, dog show é o foco! Reparem na foto como a Sunny está focada em mim, isso é fundamental para obtermos um bom treinamento/aprendizado!



O foco constitui-se como um dos pilares essenciais para podermos educar nossos cães, facilita a comunicação, ou melhor, faz parte da comunicação, na medida que o cão está focando em você e consequentemente no aprendizado. Imagine você tentando conversar, explicar algo a uma pessoa que nem lhe olha, ou mesmo se afasta, complicado né?! 



Vou dar um exemplo de um cão focado. Você vai treinar ou mesmo brincar com seu cãozinho e ele vem até você, olha para você e até pula em você, ou seja, tudo que ele é interagir com você, facilitando o aprendizado e a brincadeira, pois muito do nosso adestramento se dá através da brincadeira e é bommm demais!!! hehehehe O contrário disso, um cão sem foco é um cão disperso, que não interage, que sai para o pátio e nem liga para o dono, como educar, ensinar, treinar um cãozinho assim?



Foco significa interação e isso é necessário para qualquer coisa que fizermos com nossos cães, desde um "vêm" no parque até um simples "senta". Claro, nem sempre o cão estará 100% focado em você, afinal ele tem seus instintos e vontade própria, mas assim que o chamar, estará atento em você!



Claro que, caso o cãozinho não tenha foco, não é culpa dele, afinal, o cão nunca tem culpa e sim nós que não fortalecemos o comportamento desejado.



Minha dica de hoje é, fortaleça o foco com seu cãozinho, o primeira passo é aumentar sua ligação com ele, que ele sinta que sua presença é a melhor coisa do mundo, tenha sempre um brinquedo para quando ele chegar perto de você poder brincar com ele. Quando disser "vem", tenha um petisco em mãos, quando ele vier,  o premie, ele saberá que estar focado em você é a melhor coisa do mundo! Isso cria elo, fortalece o vínculo e melhora muito a relação entre vocês!



Espero que tenham apreciado!



Um abraço e até a próxima postagem!

sábado, 6 de agosto de 2016

A importância da alimentação para o comportamento canino!



Amigos, uma boa alimentação é fundamental para o seu cão, não somente para a saúde física do seu cão, mas ela afeta diretamente o psicológico dele, pois uma alimentação ruim, pela falta de suporte nutricional de qualidade irá deixar o cão mais estressado e isso irá influenciar negativamente o comportamento do cão. Nutrição inadequada leva ao estresse, com certeza isso irá gerar inúmeros problemas de ordem comportamental.

Conservantes químicos, corantes, algumas substancias que rações de baixa qualidade adicionam para manter a umidade do produto, aliado a grande quantidade de milho que diminui substancialmente o nível de serotonina no cérebro pelo fato desse ingrediente ser pobre em serotonina mas rico em tiroxina, pode afetar seu cão.

Resumindo muito, a literatura e os estudos afirmam que a carência de serotonina no cérebro pode ser crucial para gerar impulsividade, agressividade, comportamento antissocial, desordem hiperativa, ansiedade e dificuldades de aprendizagem, complicado né!!! Cães com baixos níveis de serotonina são hipersensíveis à dor, hiperreativos, emocionais e agressivos(Val Strong)

Amigos, o que falei acima é apenas a ponta do iceberg no quesito problemas que uma alimentação com carência de nutrientes essenciais pode ocasionar!

Relato de uma visita a um cliente 

Recentemente fui procurado por uma cliente e ela me relatou que estava dando uma ração de baixíssima qualidade para seu cão, o pelo estava caindo, o cachorro estava apático e com traços significativos de agressividades e estresse.

Uma das primeiras coisas que fizemos foi inserir uma ração de melhor qualidade junto com exercícios positivos para a melhora do comportamento. 

Agora eu pergunto, será que somente os treinos e uma nova rotina iriam melhorar o cão? Acredito que não, ele estava com falta de suporte nutricional e isso iria refletir diretamente sobre nosso trabalho. Como ele iria se equilibrar/melhorar se a falta de suporte nutricional mantinha o cão estressado?

Enfim, apenas compartilhando com vocês essa experiência, pois foi por causa dela que resolvi escrever esse post!

Nossos cães merecem o melhor que podemos dá-los, eles não podem dizer, "estou estressado, sinto falta disso ou daquilo", cabe a nós estarmos atentos para o seu bem-estar em todos os níveis!

Espero que tenham apreciado e nos vemos nas próximas postagens!
Rovian Ramos

Gostou? Compartilha!

Um abraço e nos vemos nas próximas postagens!

Rovian Ramos



Inscreva-se no nosso canal no YouTube:https://www.youtube.com/channel/UCGc9hqYfhHqpoHU-YT9yuRg

sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Curso de IPO - Schutzhund - com Anderson W. Soares!



Amigos, mais um curso concluído com êxito! Fiz o curso com o mestre Anderson W. Soares, sobre IPO, lá aprendi muito sobre Faro, Obediência e Proteção! Agora é treinar, treinar e treinar!!! heheheeh E tem coisa melhor!!!! :)

O curso foi show!

Vamos que vamos!!!!

Um abraço e até a próxima postagem!!!
Rovian Ramos

quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Adestramento - uma forma de se comunicar com o cachorro!



A gente não adestra o cachorro para controlá-lo, mas para se comunicar com ele, resultado, a relação tutor e cão torna-se muito mais prazerosa, harmoniosa e equilibrada!

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

A importância da Socialização Interespécie!

Amigos, quem disse que cão e gato não podem se dar bem? 

Sim, claro que podem! Em estado "selvagem" realmente a coisa é mais complicada, mas faz tempo que não estamos mais no famoso "estado selvagem", então é muito importante socializarmos nossos peludos com gatos, cavalos, enfim, com o maior número possível de animais. 

Estou até para dizer que uma boa socialização passa inclusive pela socialização interespécie, do contrário, imagina a cena, você solta seu cãozinho no parque e ele vê um gato e resolve "caçá-lo", a confusão está feita!

Lá em casa cães e gatos convivem em harmonia, esse é um video da Sunny com nosso gatinho, ela iria sair de carro comigo, por isso estava na caixa, e ele foi lá, querendo soltar a irmã! hehehehe

Reparem que ela não expressa nenhum traço de agressividade, está apenas atenta pelo fato de eu estar gravando. Mais tarde vou colocar fotos dos dois lado a lado, brincando, dormindo...





Fica a dica, socialize seu cão com os mais diversos animais!

Um abraço e nos vemos nas próximas postagens!
Rovian Ramos

terça-feira, 2 de agosto de 2016

Aumentando o conhecimento - curso de filhotes realizado!


Amigos, final de semana passado fiz o curso de filhotes com nosso amigo e mestre Anderson W. Soares, simplesmente excelente o curso, pois com as técnicas ensinadas conseguimos uma excelência dos cães desde filhotes, preparando-os seja para companhia, guarda, esporte e ainda com as técnicas ensinadas, diminuímos a probabilidade de termos problemas comportamentais no futuro.

Altamente recomendado!

Um abraço e nos vemos na próxima postagem!
Rovian Ramos