sábado, 10 de setembro de 2016

Canis Pugnax Romano, o temível cão do Império Romano que deu origem a expressão "ele foi jogado aos cães"!


Canis Pugnax, o cão romano, foi utilizado pelo império Romano para ganhar guerras, conter revoltas bem como participava das famosas arenas! Deu origem ao Cane Corso e a outras incríveis raças levam seu sangue, um cão mítico para os Romanos, que pintaram em seus afrescos, murais e mármores. 

Conta a história que as mansões romanas eram guarnecidas por este incrível cão de guarda, reconhecido e festejado pela sua agressividade com desconhecidos, sendo extremamente territórialista e dominante,  conta a lenda que na entrada das mansões apenas constava "Cave Canem", o que bastava para anunciar o perigo de se passar o portão de entrada!

Na caça ele se destacava, pela sua força e pela sua camada de gordura em toda a pele que era ao mesmo tempo enrugada e escorregadiça,  permitia caçar javalis sem ser atingido seus órgãos vitais, com seu pescoço forte bem como todo corpo musculoso permitia executar com maestria diversos trabalhos, caçando inclusive ursos e lobos! 

O exército romano o tinha em alta conta, tamanho suas façanhas em campo de batalha e arena, assim foi usado para lutador no campo de batalha, lutador contra gladiadores e feras de arena, guardião de edifícios públicos, resumindo, era um cão funcionalmente completo!


Conta a lenda que era treinado para atacar na garganta e "degolar" o inimigo, aproveitando o potencial agressivo da raça, que para os romanos era um dos descendentes direto do lobo, tamanho sua agressividade e modo de ataque!

Havia um ditado popular em roma que dizia "ele foi jogados aos cães", pois os romanos alimentavam os Canis Pugnax jogando seus inimigos de guerras nos canis cheios de Canis Pugnax, dai nasceu a famosa expressão, "jogados aos cães"! Detalhe, eles acreditavam que essa pratica aumentava o instinto predatório dos cães em relação aos homens, sendo mais eficazes quando fossem para a guerra com seus cães.

Essa foi uma pequena parte da histórias desses cães, que ajudaram a construir e a manter o império Romano por muito tempo!

Espero que tenham apreciado!

Um abraço e até a próxima postagem!
Rovian RAmos

3 comentários:

  1. E hoje os cães morrem de meda de fogos...

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Os registros mostram que essa raça tinha cerca de 60 centímetros e cerca de 40 a 50 quilos.

      Excluir