quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Crianças e cães, pequenas dicas para uma relação harmoniosa e feliz!



Amigos, recebi esse desenho de uma criança que desenhou esse cachorro, é o desenho de um Pastor Belga de Malinois, lindo né!!!! Isso me inspirou a escrever um pouco sobre a linda e harmoniosa relação que se pode formar entre cães e crianças, mas para isso acontecer é necessário alguns cuidados para que essa socialização aconteça corretamente.

A maioria dos problemas que podem acontecer nessa relação é a criança ser mordida e isso além de ser perigoso pode gerar inúmeros traumas para a criança, então nesse pequeno texto venho fazer algumas considerações sobre a matéria e dar algumas dicas.

Aos primeiros sinais de conflito já é necessário uma intervenção, para não deixar que o problema aumentar. Detalhe, se existe um conflito entre cão e criança, a culpa não é de um e nem de outro, mas sim do adulto responsável pela socialização do cão e pela educação da criança, que precisa saber respeitar o animal. 

Tanto o cachorro deve ser socializado com a criança, quanto a criança deve saber que o animal tem que ser respeitado, tanto fisicamente quanto psicologicamente!

Abaixo vou listar alguns pontos que considero de muita importância:

* Lembrar para a criança que não se deve correr na frente de um cão, pois isso irá ativar seu instinto de caça, fazendo com que o cachorro tente persegui-la. Nesses primeiros momentos é importante analisar como o cão se comporta quando a criança corre, principalmente em cães com alto instinto de caça.

* Em um primeiro momento não é aconselhável permitir que cães e crianças durmam juntas, pois o cão pode, instintivamente, desenvolver seu instinto de dominância sobre a criança, pois aliado a este fato, a criança é menor e mais frágil. Salvo se o cão já demonstrou ser totalmente dócil e nunca demonstrou sinais de dominância ou agressividade ao longo de anos. Um cão recém chegado na família, não é aconselhável dormir junto.

* Cuidar quando o cão pega algum brinquedo da criança, a criança pode ir querer tirar o brinquedo da sua boca e ocorrer um acidente.

*Ficar atento na hora de alimentar o cachorro e mesmo em situações em que caia algum petisco ou comida no chão e o cão resolva comer. É necessário avaliar se o cão tem agressividade por dominância na hora da comida ou mesmo quando come algo que caia no chão, isso pode causar um acidente. Caso o cachorro tenha, convém retirar positivamente esse comportamento, pois um acidente com a criança pode ocorrer.

*Orientar a criança que o abraço para nós, humanos, é carinho. Para o cão esse mesmo gesto pode ser visto como um gesto de dominância e ocorrer um acidente. Teoricamente e no mundo animal só existe "abraço" quando há uma tentativa de monta e o cão pode interpretar isso dessa forma.

Aqui foram algumas dicas, mas o principal é orientar a criança a respeitar o cão, ele não é um bichinho de pelúcia, mas sim, um animalzinho que deve ser tratado com todo respeito e carinho possível. Os dois, tanto cães quanto crianças devem ser analisados sob a supervisão responsável de um adulto que irá alicerçar um bom comportamento para que ambos apenas usufruam o melhor dessa relação.

Aqui foram algumas dicas, espero que tenham apreciado!

Um abraço e nos vemos nas próximas postagens!
Rovian Ramos 




Nenhum comentário:

Postar um comentário