segunda-feira, 18 de julho de 2016

"Meu cachorro sabia que não podia fazer isso e fez!" Será que ele sabia mesmo?!



Amigos, hoje venho falar de algo que sempre ouço quando um cachorro faz alguma coisa indevida do ponto de vista humano, como fazer xixi em um lugar impróprio da casa, ou mordiscar um chinelo, enfim, situações corriqueiras que geram a famosa frase "ele sabia que não podia fazer isso e fez!", ou pior "ele fez de propósito" e por aí vai...

Agora eu pergunto, será que seu cãozinho sabia mesmo que não poderia realizar tal conduta?

Não, ele não sabia ou agiu por instinto! 

Explico, cães não tem sentimentos humanos como nós, ou seja, ele não realiza uma conduta objetivando "enfrentar" você, ou mesmo fazer por ser "teimoso" ou para "contrariá-lo", isso não existe! 

O cão faz o que aprendeu através de suas associações anteriores- através de suas experiências, do que lhe foi ensinado, etc -  mas não podemos esquecer que ele tem seus instintos naturais muito fortes ainda, como o instinto pela sobrevivência, alimentação, reprodução, etc.

Vou dar um exemplo prático! Você ensina seu cãozinho que ele não pode comer a comida que está sobre a mesa, através de métodos positivos você consegue isso, educar seu cão a saber que a comida que está sobre a mesa ele não pode comer. Ocorre que, um certo dia você deixa uma carne deliciosamente saborosa na mesa e o seu cão vai lá e "nhac!!!!". Ele fez isso para desobedecer você? `Por ser teimoso? Por não saber? Não! Nada disso, ele fez isso por instinto, o instinto de sobrevivência, da alimentação que ainda é muito forte nele!  

Outro exemplo, você diz "vem" para seu cão macho não castrado que esta solto em um parque e ele não vem pelo fato de que bem na hora esta passando uma fêmea no cio, ora, ele agiu por instinto de reprodução e não por ser teimoso!

Sintetizando, através de uma educação no qual se demonstre ao cão o que desejamos dele, seu cão vai entender o que pode fazer e o que não é apropriado do ponto de vista humano, requer paciência e treinamento constante para fortalecer sempre a conduta apropriada, porém, poderá haver momentos em que ele agirá por instinto e isso é perfeitamente aceitável. 

Sem falar que ele pode estar fazendo algo errado do ponto de vista humano sem saber que essa ação não é apropriada. Uma coisa é você pensar que ele já aprendeu a agir de determinada maneira e outra é ele ter efetivamente aprendido. Um cão necessita de uma série de repetições para realmente aprender e algumas mais para fortalecer o que foi aprendido.

Resumindo, nossos cães fazem de tudo para nos agradar, isso sim é muito verdadeiro e sempre que acontecer algo que você julga que ele fez errado, tenha a certeza que ele o fez ou por não saber a conduta certa, ou agiu por instinto, mas jamais para contrariar, enfrentar você. Você é o mundo para seu cão e ele somente quer agradá-lo!

Espero que tenham apreciado este texto!

Um abraço e até a próxima postagem! 
Rovian Ramos

Nenhum comentário:

Postar um comentário